News >> Breaking News >> Port.Pravda.Ru
por Fernando Soares Campos "A natureza reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente
O Presidente russo Vladimir Putin disse que se os líderes do G7 se despissem nus, seria um espectáculo nojento". A cimeira do G7 realizou-se na Alemanha de 26 a 28 de Junho, onde o Primeiro Ministro britânico Boris Johnson foi questionado se os líderes dos países precisavam de se despir para parecerem "mais frescos do que Putin". O Primeiro-Ministro canadiano Justin Trudeau apoiou a iniciativa e sugeriu um "espectáculo de equitação de bareback", aludindo a fotografias de Putin com o seu tronco nu sobre um cavalo. "Não sei como queriam despir-se: comprimento da cintura, abaixo da cintura, mas penso que seria um espectáculo nojento", disse o líder russo após a cimeira do Cáspio, que teve lugar em Ashgabat, Turquemenistão, a 29 de Junho.
Literatura baiana indo em frente Jolivaldo Freitas Para surpresa dos seus organizadores o sucesso foi muito mais do que esperado durante a realização do Festival Literário Nacional (Flin), produzido pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), num dos bairros mais populares de Salvador. Os moradores, notadamente os jovens periféricos, participaram aos magotes dos diálogos sobre educação e arte, novas formas de leitura e suas transformações no mundo. O evento foi dentro de um ginásio poliesportivo, na primeira semana de junho. Vale destacar uma fala do presidente da FPC, Zulu Araújo: “Aqui tem pluralidade”.
O líder transnistriano acusou a Ucrânia de não querer investigar os bombardeamentos na república O líder da região transnistriana não reconhecida, Vadim Krasnoselskyi, condenou os funcionários ucranianos por não investigarem as explosões no território da república. "Sobre o bombardeamento do edifício do MGB (Ministério da Segurança do Estado - Nota Ed.) e as explosões na estação Mayak, dirigi-me ao Sr. Zelenski, exortando-o a resolver a situação e a excluir outras acções provocatórias", disse Krasnoselsky.
Kiselev na linha do tempo para a libertação de Lysychansk: até ao final da semana O assistente do Ministro do Interior do LNR, Vitaly Kiselev, disse quando as forças russas e do LNR deveriam assumir o controlo de Lysychansk.
A Reuters confessa: o "incumprimento" da Rússia não tem nada a ver com a realidade
LNR revela os planos de Kiev para estabelecer bases da OTAN nas regiões de Kharkiv e Donetsk O Ministro Adjunto do Interior do LNR Vitaly Kiselyov disse que a Ucrânia planeava apreender Donbass em Fevereiro e instalar bases da NATO nas regiões de Kharkiv e Donetsk.
Sem sentido e impiedoso: G7 anuncia embargo de ouro da Rússia No seu desejo desenfreado de "privar o regime de Putin de financiamento", o Ocidente colectivo está disposto a fazer muito. Mesmo para continuarem a disparar sobre o próprio pé.
A decisão de conceder o estatuto de candidato à UE à Ucrânia e à Moldávia é ditada unicamente pelos interesses da situação política, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo. Exploração e intrusão geopolítica Como decorre de um comentário publicado por um representante oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Bruxelas "de facto confirmou que continua a sua política de exploração geopolítica activa do espaço da CEI . E todos os meios estão a ser utilizados - desde alavancas financeiras e económicas até ao apoio militar. E tudo isto é feito a fim de alimentar conflitos perto das fronteiras da Rússia. A Transnístria é um bom exemplo. Até agora, tem conseguido manter a ordem. Mas Maksim Medovov, do Clube Izborsk, acredita que há todas as hipóteses de uma acção militar começar logo este ano - e não sem a cumplicidade da Ucrânia.
A Lituânia levantará o bloqueio parcial da região de Kaliningrado porque Bruxelas não ousou violar os acordos escritos e agravar o conflito. Pedido de esclarecimento: a Lituânia enviou os seus desejos à UE "Hoje, os princípios básicos e o quadro lituano foram unanimemente acordados para clarificar alguns pontos para a Comissão Europeia (CE)", disse a primeira-ministra lituana Ingrida Shimonite.
Uma aplicação chatbot de inteligência artificial (IA) chamada LaMDA, abreviatura para Language Model for Dialogue Applications, alcançou sanidade ou auto-consciência independente, de acordo com o engenheiro Blake Lemoine do Google. Pode agora ser utilizado por "malfeitores com intenções nefastas" para "espalhar a desinformação" porque o chatbot é capaz de imitar "o estilo de comunicação de pessoas específicas". O próprio Google chamou ao desempenho de Lemoine uma "quebra de privacidade" e colocou-o em licença administrativa paga.
Os países BRICS estão a criar activamente uma ideologia global alternativa à ocidental: não há compromissos e qualquer cooperação é mutuamente benéfica. O Ocidente verá a Cimeira BRICS como apoio à Rússia na OME na Ucrânia A cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) intitulada "Uma Nova Era de Desenvolvimento Global", organizada online por Xi Jinping a 23 de Junho, será vista no Ocidente como um maior apoio e endosso das políticas de Vladimir Putin. É isto que Swaran Singh, investigador no Instituto Canadiano de Assuntos Globais e professor na Universidade Jawaharlal Nehru, Índia, escreve no Global Times da China.
Notícia da revista VEJA, em 24 de maio de 2022, assinada por Josette Goulart: “Indicado por Paulo Guedes para o cargo de presidente da Petrobrás, Caio Mário Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista (Unip)”. A Lei que “dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”, é a nº 13.303, de 30/06/2016, assinada por Michel Temer, Alexandre de Moraes, Henrique Meirelles e Dyogo Henrique de Oliveira; portanto não é lei petista nem de esquerda ou comunista. É dos que levaram Bolsonaro ao poder.
O Centro Meyerhold interpretou "Morte Russa", demonstrando mais uma vez a sua enfermidade criativa como teatro de vanguarda e a sua dependência da política cultural ocidental. A peça é um "pós-drama" cujo lema é: "Palavras mínimas, máxima desesperança". É um género de cemitério, e não há nada de surpreendente no facto de a acção (ou melhor, a falta de acção) ter lugar num cemitério. Não há muito a dizer sobre a peça em si. A morte é um grande tema de filosofia e criatividade, mas o criador do género "pós" é demasiado preguiçoso para avançar nessa direcção. Assim, cria um boneco, imitando uma mensagem profunda.
Doutora em biologia, uma investigadora líder do Instituto Pushkin de Física e Tecnologia Alexandra Puchkova disse à Pravda.Ru sobre a razão pela qual numa loja as pessoas não compram o produto que planearam, mas o seu homólogo mais caro; como os comerciantes conseguem atrair a atenção dos clientes para certos produtos, e se é possível aprender a controlar a sua atenção. - Alexandra, como é que o marketing tira partido da nossa atenção? - O marketing tem em conta as realizações da neurociência e da psicologia a fim de atrair especificamente para o seu produto. Desde fontes contrastantes brilhantes, crianças, mulheres e jovens sorridentes na embalagem a coisas mais subtis, tais como cores que podem ser associadas a algo. Imagens apetitosas de alimentos ou uma janela brilhante na embalagem de um produto de limpeza são utilizadas na concepção de embalagens. A nossa atenção involuntária abrange o amor:
Uma nova moeda pode ser criada com base no cabaz de moedas dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), disse o Presidente russo Vladimir Putin. "A questão da criação de uma moeda de reserva internacional baseada no cabaz de moedas dos nossos países está a ser desenvolvida", disse Putin, acrescentando que os mecanismos de pagamentos internacionais alternativos também estão em curso. Segundo ele, a Rússia oferece aos Estados BRICS a ligação dos seus sistemas financeiros ao Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras (conhecido pelas iniciais russas como SPFS) do Banco Central Russo. O SPFS é uma alternativa ao SWIFT, do qual alguns dos principais bancos russos foram desconectados.
Uma multidão de homens no Daguestão espancou o lutador de artes marciais mistas e o participante dos Jogos Olímpicos de Londres Zelimkhan Yusupov. Um dos atacantes estava armado, relata a RT. De acordo com o jornal, outro atleta, Maxim Divnich, tomou conhecimento do incidente. "O ataque a Yusupov. Um homem até tinha uma arma", disse RT, citando-o como dizendo.
Após as eleições parlamentares, a França abandonará a frente ocidental unida que defende a derrota da Rússia na operação especial na Ucrânia. Macron promete economia de guerra à França A 13 de Junho, Emmanuel Macron disse que a UE e a França tinham entrado numa "economia de guerra". Neste contexto, a França iria tomar medidas excepcionais a este respeito, tais como, por exemplo, a requisição de fornecimentos materiais. "Tomaremos decisões de investimento e teremos requisitos adequados" para a Ucrânia "obter armas de alta qualidade" e vencer, disse Macron.
Um número cada vez maior de pessoas vulneráveis está a arriscar as suas vidas em perigosas rotas migratórias na América Latina, forçadas a deslocar-se devido à crise global de segurança alimentar que se agravou com a espiral de inflação ligada à guerra na Ucrânia, disse na terça-feira o Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU. Inflação alimentar a 26% "Estamos a ter países como o Haiti com uma inflação alimentar de 26% e temos outros países que estão realmente fora das tabelas mesmo com a inflação alimentar", disse Lola Castro, Directora Regional do PAM na América Latina e Caraíbas (ALC). Tendência negativa Os dados mais recentes indicam que 9,7 milhões de pessoas nos 13 países da ALC onde o PAM trabalha já são extremamente inseguras em termos alimentares, contra 8,3 milhões no final de 2021. "Estamos a olhar para cerca de 14 milhões de pessoas como previsto se a crise continuar", disse a Sra. Castro.
Biden prometeu interromper vendas de armas dos EUA à Arábia Saudita; particularmente sobre o Iêmen, afirmou que acabaria com todo o apoio americano para às operações ofensivas no devastado país do Oriente Médio Enquanto o presidente americano contradiz suas promessas, a catástrofe humanitária no Iêmen é hoje muito pior que com Trump no poder Chomsky, em entrevista exclusiva a Edu Montesanti, questiona fortemente o comércio de “armas defensivas” de Biden aos sauditas enquanto, mais que nunca, o Iêmen é palco de uma guerra por procuração saudita-americana contra o Irã às custas de dezenas de milhões de civis inocentes iemenitas
A famosa treinadora da URSS na patinagem artística Tatiana Tarasova comentou a declaração de Kiev sobre o boicote dos ucranianos às competições em que participarão atletas da Rússia e da Bielorrússia. Isto foi declarado na terça-feira pelo Ministro da Juventude e Desportos da Ucrânia, Vadim Gutzeit. De acordo com Tatiana Tarasova, os atletas russos não devem preocupar-se com boicotes ucranianos. "O que nos interessa o que é que eles lá vêm à tona? É da sua conta (dos ucranianos). Compreendemos o que se está a passar? Nós fazemos. Iremos participar? Iremos. Não nos interessa se boicotam ou não a competição. Eles não são nós, e nós não somos eles. Temos as nossas próprias noções de espírito e honra, da pátria, da profissão que praticamos há tantos anos. Onde quer que sejamos aceites, participaremos", cita a RIA Novosti Tarasova.
Os políticos americanos decidiram levantar a questão do reconhecimento da Rússia como "patrocinador do terrorismo" porque, de acordo com os EUA, o nosso poder preenche os critérios para um tal país. A informação sobre isto veio de um deputado do partido ucraniano Servo do Povo, Yevheniya Kravchuk. Referiu-se na sua declaração aos pontos de vista da oradora americana Nancy Pelosi e de vários senadores que se tornaram os autores da resolução proposta. É bastante curioso que tais declarações vociferantes e vazias sejam feitas por um Estado que compila oficialmente listas de líderes estrangeiros indesejáveis a serem eliminados.
Deus e o Universo Holográfico (Parte 1)
Os EUA estão a tomar medidas hostis contra a Rússia que são piores do que durante a Guerra Fria, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Segundo ele, todos os esforços de Washington contra Moscovo acabam por se revelar prejudiciais para si próprio, e os Estados Unidos acabarão por ser forçados a reconhecer os interesses legítimos de Moscovo. "Ainda nem sequer estamos perto do auge da crise", disse Peskov aos repórteres quando questionados sobre os prejuízos económicos causados pelo confronto entre o Ocidente e a Rússia. - Ou melhor, não o fizeram. Estamos num estado mais estável graças às medidas macroeconómicas tomadas pelo governo".
O Presidente dos EUA Joe Biden acusou as companhias petrolíferas americanas de "não fazerem o suficiente para compensar a subida dos preços da gasolina", enquanto os seus lucros são "historicamente elevados". "Em tempo de guerra, uma margem de lucro muito superior à das refinarias entregues directamente às famílias americanas é inaceitável", escreveu o 46º mestre da Casa Branca numa carta enviada ao CEO da Exxon Mobil Darren Woods. - As vossas empresas devem trabalhar com a minha administração para apresentar soluções concretas a curto prazo que respeitem a equidade crítica da energia e das comunidades ligadas. As empresas devem tomar medidas imediatas para aumentar o fornecimento de gasolina, gasóleo e outros produtos petrolíferos".
Os residentes de São Petersburgo pedem ao Comité de Beautificação da cidade que preste atenção aos cuidados com a relva. Em vez de relva bem cortada, a Capital do Norte está coberta de relva desgrenhada ou o solo está apenas seco com cachos de relva esparsos. Os maus relvados não só prejudicam a aparência da cidade, como também o ambiente, tornando a vida na metrópole menos confortável. Os cidadãos são forçados a lembrar aos funcionários que a ecologização das estradas não só oxigena o ar, mas também aprisiona o pó e os fumos de escape dos carros que passam. Além disso, práticas agrícolas impróprias resultam em "lacunas" e dão lugar a ervas daninhas como os dentes-de-leão e as ervas daninhas. "Preste atenção à qualidade da manutenção da relva na praça perto do monumento a Granin, distrito de Nevsky, Dalnevostochny prospect, 1-10", escreve um cidadão de São Petersburgo, anexando uma foto de relvados cortados desigualmente com relva não cortada.
Gazprom reduz o fornecimento de gás à Itália em 15%"A Gazprom informou a empresa italiana Eni que está a cortar o fornecimento de gás em 15%. "Os abastecimentos foram cortados em cerca de 15% a partir de quarta-feira", disse um porta-voz da Eni Novosti à RIA. De acordo com a fonte, a empresa russa de energia não explicou porque tomou tal decisão.
A habitação mais cara de Moscovo tem um metro quadrado que vale mais de 1 milhão de rublosSegundo um estudo realizado pela Skolkovo Realty, no mercado de habitação secundária em Moscovo, existem apartamentos, onde o preço por "metro quadrado" excede 1 milhão de rublos. Como relata Vesti Podmoskovya, a maioria dos apartamentos mais caros da capital estão concentrados no distrito de Khamovniki. Assim, aqui na Rua Usacheva neste momento 247 apartamentos a tais preços são oferecidos para venda. O custo do apartamento mais "barato" aqui, na Rua Usacheva, é de 60 milhões de RUB. É um apartamento de um quarto com 59 metros quadrados. O objecto mais caro nesta rua custará a um comprador RUB 805m. É um apartamento de luxo de seis quartos com uma área total de 330 metros quadrados.
O cientista político americano Konstantin Blokhin em conversa com o Pravda.Ru comentou as notícias dos jornalistas da Fox News que Washington não aprova a adesão da Finlândia e da Suécia ao bloco militar e político da OTAN. "Há dois pontos de vista na comunidade de peritos americanos. Alguns pensam que as ameaças contra a Rússia reforçam automaticamente a segurança dos EUA. Outros acreditam o contrário: quanto mais forte for a pressão sobre Moscovo, mais forte pode responder", disse o perito. Ao mesmo tempo, salientou que os representantes de Washington têm uma atitude positiva em relação à expansão da OTAN, uma vez que são guiados pela lógica de conter a Rússia e uma nova guerra fria. De acordo com Blokhin, os políticos americanos sentir-se-ão ameaçados se o perigo ocorrer directamente no território do seu país.
Devido à crise energética nos Estados Unidos, foi introduzido um estado de emergência. Os apoiadores do presidente americano Joe Biden zeraram as taxas de importação de painéis solares a fim de combater a falta de eletricidade. De acordo com o especialista Nikolai Starikov, esta situação é uma vergonha para os Estados Unidos, já que os Estados Unidos são forçados a importar estas baterias do Vietnã, para o qual perdeu a guerra. "É interessante aqui de onde as importam? Do Vietnã! Imagine que vergonha para uma superpotência. Os Estados Unidos lutaram no Vietnã, perdidos, desonrados uma vez. Passam várias décadas, e uma superpotência com grande potencial econômico, alegando manter um monopólio e hegemonia, compra painéis solares no próprio Vietnã que ela tentou destruir", disse Starikov em uma entrevista com Ukraina.ru.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky talvez esteja pronto para entregar a soberania do país à Polônia, disse o gabinete de imprensa do Serviço de Inteligência Estrangeira (SVR) da Rússia, informou a RIA Novosti. O diretor do SVR, Sergei Naryshkin, especificou que seu departamento recebeu as informações relevantes sobre o assunto. "Os sonhos das autoridades polonesas sobre o retorno das Crises Orientais (o território da atual Ucrânia ocidental, Belarus ocidental e Lituânia, que antes fazia parte da Polônia - ed.) estão se materializando", disse Naryshkin.
As Forças Armadas da Ucrânia (AFU) estão sofrendo perdas significativas de mão de obra no Donbass. Além disso, o inimigo está enfrentando dificuldades com armas e equipamentos militares, disse Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa russo, aos repórteres na quarta-feira, 8 de junho. Mais de 300 soldados ucranianos foram mortos durante a libertação de Svyatogorsk na República Popular de Donetsk (DPR), disse o oficial. Além disso, as Forças Armadas da Ucrânia perderam seis tanques, 15 veículos de combate blindados de vários tipos, 36 armas de artilharia de campo e morteiros, quatro lança-foguetes Grad múltiplos e mais de 20 veículos, acrescentou o Ministério da Defesa.
Pensa-se que a esquizofrenia é incurável: só se pode reduzir os seus sintomas, mas não se pode curá-la por completo. No entanto, isso parece ser exactamente o que aconteceu a um jovem que estava a ser tratado por leucemia. Uma cura milagrosa Aos 23 anos de idade, um jovem japonês começou a experimentar alucinações. Imaginava que outras pessoas poderiam ouvir os seus pensamentos. Enquanto via filmes na televisão, pensava que os actores lhe estavam a dar sinais. Ele estava constantemente agitado e tinha dificuldade em dormir... Acabou por ter de consultar um médico, que lhe deu o diagnóstico esperado de esquizofrenia paranóica.
”Vendendo a Petrobrás será possível gastar com educação e saúde que são dever do estado”; e então a chuva de fogo caiu do céu e destruiu aquelas pessoas que há 500 anos governavam o Brasil. Este início do artigo só existiu na primeira parte, colocada entre aspas, mas sua consequência bem que podia ser a continuação. E teríamos, sem passe de mágica, a Nação Soberana e Cidadã, que tanto desejamos e apenas as mentiras que nos enchem cotidianamente os ouvidos e as mentes nos impedem de conseguir. Estas mentiras compõem, agora e sempre, a pedagogia colonial. A cada domínio, ou seja, a cada ideologia do poder, ela ganha frases diferentes, conceitos novos, explicações distintas que doutrinam como provérbios, que, mesmo sendo contraditórios, se repetem e neles se acredita. Mais vale quem Deus ajuda do que quem cedo madruga ou Deus ajuda a quem cedo madruga?
Segundo o deputado da Duma Oleg Smolin, a Rússia não recebeu os benefícios que deveria receber da participação no sistema de Bolonha. Smolin salientou que nos últimos anos a Rússia implementou activamente o conceito de serviços educativos, o que é "realmente errado", forçando os professores ao papel de "criados". A Rússia também não viu a expansão da autonomia das IES, que o sistema de Bolonha implica, pelo contrário, só tem sido limitada em todos os anos recentes.
Atletas de Khakasia levaram ouro e prata no campeonato russo de luta-livre O campeonato russo de luta em cinto foi realizado na República de Mordovia. Atletas de Khakasia Tatiana Zyryanova e Anastasia Kharitonova conseguiram mostrar-se de forma excelente nele, escreve newkhakasiya.online. Note-se que nos concursos Zyryanova ficou com o primeiro lugar, e Kharitonova - o segundo. Ambos actuam na mesma categoria de peso.
A tragédia ocorrida em Pernambuco durante a tempestade que causou enchentes e deslizamentos, onde quase cem pessoas perderam a vida e milhares encontram-se desabrigadas, teve um componente de perversidade produzido pelo presidente da república. Jair Bolsonaro, motivado pela aproximação das eleições, sobrevoou os locais mais atingidos e, como de hábito, transferiu reponsabilidades pela tragédia, em parte, para a população que constrói residências em locais de riscos, como se houvesse políticas habitacionais em seu governo. "Tivemos problemas semelhantes em Petrópolis, sul da Bahia, mais ao norte de Minas, estive ano passado no Acre também. Infelizmente, essas catástrofes acontecem, um país continental tem seus problemas", afirmou.
Um cavalo agressivo está aterrorizando uma vila na região de Sverdlovsk, na Rússia. Em um episódio recente, o cavalo atacou um transeunte. O animal derrubou o homem, casqueou-o e o maltratou. O homem foi hospitalizado. Os habitantes locais dizem que o cavalo aterroriza todos os moradores da região. "Este cavalo pastoreia livremente ao longo da rua Uritsky todos os dias. Todos nós vivemos com medo porque este é um animal extremamente agressivo que ataca todos os que ele vê, até mesmo os cães". Depois que aquele homem foi hospitalizado, veio a polícia. Eles encontraram o dono do cavalo, mas não fizeram mais nada. O dono simplesmente não se importa com seu cavalo", disse um morador local.
Um oficial da Guarda Nacional Russa foi morto no Donbass durante uma batalha com mercenários estrangeiros. Ben Grant, o filho do deputado britânico Helen Grant, estava entre esses mercenários, relata o canal Shot Telegram. Ben Grant chegou à Ucrânia durante os primeiros dias de hostilidades. O sargento Adam Bisultanov estava encobrindo seus camaradas de guerra. O sargento foi ferido quando seu porta-aviões blindado foi atingido. Bisultanov continuou lutando, mas a ferida acabou sendo fatal. Adam Bisultanov será condecorado com a Ordem da Coragem postumamente. "Uma câmera GoPro capturou o momento do ataque. Pode-se ouvir claramente o discurso em inglês no vídeo, assim como um dos combatentes do corpo mercenário. - Ben Grant, filho de um deputado britânico", comentou a Guarda Nacional sobre o vídeo postado online.
Um vídeo de um acidente ocorrido em uma rodovia perto da cidade de Gus-Khrustalny apareceu na Internet. O vídeo mostra o momento em que um vídeo da Renault atingiu uma garota de 14 anos que estava montando um cavalo. A ferida da oitava série foi levada à pressa a um hospital local, de onde foi posteriormente levada ao Centro Roshal de Moscou (Emergency Paediatric Surgery Hospital - ed.) onde foi operada.
Os Estados Unidos enfrentarão sérias conseqüências se Washington continuar apoiando as "forças separatistas" de Taiwan, disse Zhao Lijian, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores Chinês, segundo relatórios da TASS. O diplomata chinês criticou a recente visita da senadora americana Tammy Duckworth a Taiwan, onde se encontrou com o chefe da administração da ilha, Tsai Ing-wen. Duckworth está em Taiwan de 30 de maio a 1º de junho como parte da turnê Indo-Pacifico. "Os americanos tomaram uma série de medidas recentemente em relação à questão taiwanesa. Eles diriam uma coisa e fazem outra". Eles incitariam e apoiariam aberta e secretamente as forças pró-independência da ilha". Isto pode colocar Taiwan em uma posição perigosa, enquanto os Estados Unidos podem enfrentar sérias conseqüências", declarou Zhao Lijian.
Um grupo de caças da OTAN sobrevoou a parte ocidental do Mar Negro, o site avia.pro relata com referência ao Flight Radar. Os aviões da Aliança do Atlântico Norte foram vistos perto da Ilha da Cobra da Ucrânia (Zmeiny Ostrov), que permanece sob o controle das tropas russas, onde as hostilidades ocorreram no início de maio. No Dia da Vitória, as Forças Armadas russas repeliram várias tentativas das tropas ucranianas de apreender a Ilha da Serpente. Os caças da OTAN foram escoltados por aviões-tanque. Eles decolaram da Romênia. De acordo com o site, dois caças britânicos do Eurofighter Typhoon estavam envolvidos na missão. Foi dito que os caças F-35 americanos também participaram do vôo, mas esta informação não pode ser confirmada devido aos transponders desativados.
O Clube de Entrega de Serviços de Entrega de Alimentos está a verificar informações sobre fugas de dados pessoais de mensageiros, a RIA Novosti informou ter citado a empresa. "A relevância dos dados e a sua propriedade pelos mensageiros requer verificação, o nosso serviço de segurança está a tratar desta questão", lê-se na mensagem. No dia 30 de Maio foi relatado que ficheiros com dados pessoais de mensageiros de serviços de entrega "Yandex.Eda" e Clube de Entrega foram carregados para acesso público. Assim, o ficheiro com os correios de dados "Yandex.Eda" são 700 mil linhas, contendo os nomes dos entregadores, senhas de contas e números de telefone, e no ficheiro com os correios de dados Clube de Entrega - 521,5 mil linhas com nomes, endereços de correio electrónico e correios de números de telefone.
A Rússia completou os testes estatais do míssil hipersónico de cruzeiro Zirkon. O lançamento do teste foi levado a cabo a 28 de Maio, TASS relatou citando uma fonte no complexo industrial de defesa. Os testes foram conduzidos ao alcance máximo do míssil de um portador de superfície. A fragata Almirante Gorshkov disparou das águas do Mar de Barents contra um alvo marítimo no Mar Branco.